Sindrome de ADEM – sintomas, diagnóstico, tratamento









Sindrome de ADEM – sintomas, diagnóstico, tratamento

A síndrome de ADEM (Acute Disseminated Encephalomyelitis) ou Encefalomielite Disseminada Aguda, é uma doença desmielinizante do Sistema Nervoso Central que provém em até 75% dos casos de uma infecção viral ou bacteriana, sendo a maioria por infecções não específicas do trato respiratório. Pode ser desenvolvida também após vacina.

adem clip image002 Sindrome de ADEM   sintomas, diagnóstico, tratamento

A ADEM após vacinação geralmente ocorre após as vacinas contra sarampo, rubéola e caxumba, mas também já foi registrada após vacinas contra pólio e encefalites por carrapato. Outros casos ocorreram após a vacinação contra dengue e contra a febre amarela.

Os sintomas da ADEM ocorrem após 7 a 14 dias da infecção ou vacinação, mas podendo demorar até 30 dias. Alguns dos sintomas podem estar associados à idade. No caso das crianças, ocorre febre e cefaléia com mais frequência, já nos adultos são sintomas motores e sentivos. Alguns outros sintomas são ataxia, alteração do nível de consciência e sintomas relacionados ao tronco encefálico.

O melhor diagnóstico da ADEM vem da ressonância magnética do encéfalo.

O tratamento tem como objetivo desacelerar a resposta inflamatória e é realizado com corticoterapia endovenosa em primeira escolha.

Artigos relacionados:



Receba mais sobre "Sindrome de ADEM – sintomas, diagnóstico, tratamento" e outros assuntos no seu e-mail (é grátis).

One Comments

  1. edvaldo santos

    preciso de informacaoe de como tratar os sintomas de adem

Deixe seu comentário

Your email not be shared. All fields with * are required.

*
*