Pedra no rim









Pedra rim dor size 598 Pedra no rim

As pedras no rim, conhecidas também como cálculo renal, são massas formadas por cristais que se acumulam na urina, formando pequenas pedras.

Geralmente o corpo humano possui substâncias capazes de prevenir a formação das pedras, porém os inibidores nem sempre são eficientes, causando o surgimento do cálculo com mais incidência em homens entre 20 e 40 anos.

As causas do cálculo renal ainda são desconhecidas, mas estudos dizem que alguns alimentos aumentam a possibilidade de surgimento das pedras em pessoas mais susceptíveis a doença. Infecções urinárias, distúrbios metabólicos ou renais e até genética são alguns fatores que podem desencadear a doença.

A dor é o primeiro e mais intenso sintoma, iniciando com a movimentação da pedra no trato urinário, o que causa irritação e obstrução. A dor aguda surge no dorso ou abdômen inferior, causando palpitação, vômito e náusea. A dor pode ser pior dependendo do tamanho da pedra, o que pode causar sangramento na urina, ardência e dificuldade para urinar.

O tratamento se dá com o uso de analgésicos para aliviar as dores. O corpo deve ser hidratado, corrigindo a perda de liquido consequente pela formação das pedras. As pedras maiores de 5mm necessitam de uma pequena cirurgia para a retirada, já as menores são eliminadas naturalmente do corpo.

Para prevenir as pedras no rim o ideal é evitar alimentos com muito sal e excesso de oxalato (substancia responsável pela formação do cálculo) como beterraba, café, chocolate, nozes, morando, chá e espinafre. Beba pelo menos 2 litros de água por dia.

Artigos relacionados:



Receba mais sobre "Pedra no rim" e outros assuntos no seu e-mail (é grátis).

Deixe seu comentário

Your email not be shared. All fields with * are required.

*
*