Mal de Alzheimer – Causas e Sintomas









mal de alzheimer Mal de Alzheimer   Causas e Sintomas

O Mal de Alzheimer é um tipo específico de insanidade, comumente conhecida pelo público como “esclerose”, que é um distúrbio que acarreta a perda progressiva das funções intelectuais, como, por exemplo, a memória e também as funções físicas.

As causas do Mal de Alzheimer estão relacionadas com certas variações nas terminações nervosas e células cerebrais que interferem nas funções cognitivas. Algumas teorias tentam estabelecer quais seriam essas causas, indicando influência genética, vírus lento, proteínas anormais, desequilíbrio bioquímico, intoxicação por alumínio, perda na quantidade de sangue e de oxigênio e entre outras.

O Mal de Alzheimer apresenta sintomas que podem variar de pessoa para pessoa. Afeta mais freqüentemente pessoas acima de 65 anos de idade, embora seja também encontrado em faixas etárias menos adiantadas. É uma doença progressiva e degenerativa. Infelizmente ainda não há cura nem prevenção para esse Mal.

Seus sintomas iniciais são: falta de memória, diminuição do tempo de atenção, problemas com matemática simples, dificuldade em expressar pensamentos, humor inconstante, variável e imprevisível e diminuição do desejo de fazer as coisas ou de conhecer pessoas.

Com o passar do tempo o doente passa a ter grande perda de memória, inclusive de lembrar-se dos nomes dos membros da família, dificuldades para se vestir e para comer, mudança de humor e de personalidade, explosões de ira, de insatisfação e de desconfiança, perda total de julgamento e de concentração, incapacidade de completar tarefas caseiras rotineiras, perda da habilidade de se ocupar com higiene pessoal além de outras complicações variadas

Quando o responsável pelo doente não conseguir mais controlar os problemas causados por estágios mais adiantados do Mal de Alzheimer, é necessário a família preparar-se para ajudas extraordinárias, incluindo a eventual internação para o provimento de cuidados mais adequados.
Diversas clínicas ou organizações de socorro existem espalhadas pelo Brasil, muitas delas cuidando apenas de idosos em avançado estado de total dependência.

Se você tem alguém na família que possa estar sofrendo com a doença procure imediatamente um médico para saber mais a respeito do Mal de Alzheimer.

Artigos relacionados:



Receba mais sobre "Mal de Alzheimer – Causas e Sintomas" e outros assuntos no seu e-mail (é grátis).

Deixe seu comentário

Your email not be shared. All fields with * are required.

*
*