BBCA ou BCAA aminoácido – Para que serve?









 

bcaa universal2 216x300 BBCA ou BCAA aminoácido – Para que serve?

O corpo humano necessita de aproximadamente 20 tipos de aminoácidos para a contrução do músculos e manutenção de importantes funções vitais. Produzimos quase todos eles, com exceção de 8 que devem ser obtidos através de alimentação e suplementação, que também podem ser chamados de “aminoácidos essenciais”.

Dentre eles, temos 3 deles que são os chamados BCAA (Aminoácidos de cadeia Ramificada): L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina.

O BCAA é a abreviação de "Branch Chain Amino Acids" que significa "aminoácidos de cadeia ramificada". Eles fazem parte dos suplementos  mais importantes de programas nutricionais esportivos. Constituem até 35% da massa muscular corporal e ajudam no crescimento dos músculos, além de reparar tecidos, células e formar anticorpos.

Para quem treina intensamente, o corpo perde alguns nutrientes e fica em estado catabólico, adquirindo os amioácidos presentes no músculo para suprir a falta de energia do corpo. A perda de massa muscular é o resultado disso.

Essa é a hora em que o BCAA entra para suplementar os nutrientes perdidos e fazer com que o corpo não perca a massa muscular e os aminoácidos necessários para o seu crescimento. Ele estimula a produção de insulina, do qual a função é fazer com que o açúcar do sangue seja absorvido pelas céulas musculares e utilizado como energia.

O BCAA deve ser tomado antes ou durante o treino intenso com pesos, ou aeróbico para que os resultados sejam melhores. Para a reposição mais rápida dos nutrientes e aminoácidos perdidos no treino, é indispensável ingerir junto com a alimentação e/ou pós-treino. Isso acelera a recuperação muscular e ajuda no crescimento do músculo.

Procure um nutricionista especializado em fisiologia do corpo para melhores informações. Nunca tome nenhum suplemento sem receita médica e/ou nutricional. Os resultados podem ser diferentes do que você espera e nada satisfatórios.

Artigos relacionados:



Receba mais sobre "BBCA ou BCAA aminoácido – Para que serve?" e outros assuntos no seu e-mail (é grátis).